A era da superficialidade

 


Estamos na era da superficialidade! 

Hoje o que vivemos transforma-se em superficial e descartável, ou seja, usamos as coisas enquanto possuem satisfação e utilidade instantânea e, logo trocamos por outras. 

Essa definição, trazida pela Gama Revista, em 2021, aplica-se aos bens de consumo e pessoas. Quando um produto, serviço, moradia ou emprego não atende as nossas necessidades trocamos, e o mesmo acontece com as pessoas, é difícil encontrar relacionamentos e amizades duradouras. 

Antigamente, a maior parte da população vivia na zona rural, em um ambiente familiar e amistoso, onde praticamente todos se conheciam. Dali, nasciam muitas amizades e, mesmo com a migração para a cidade, mudanças para outros estados e o passar dos anos não afetaram esses relacionamentos, e hoje mantém-se mais forte com o uso da tecnologia.

Por outro lado, quem não viveu nesse período, cultiva relacionamentos superficiais, desde a escola, onde aquele colega só é lembrado quando os demais precisam de ajuda em uma tarefa e, quando se formam, nem mesmo o grupinho popular da sala mantém contato!

Nessa era da superficialidade, a tecnologia impacta de forma negativa, onde muitos se escondem atrás das telas, descartam facilmente o que não querem, por meio do deslizar do dedo na tela, não conseguem conversar no mundo real, possuem ansiedade e medo de demonstrar sua personalidade e que não é perfeito, contradizendo o "mundo de conto de fadas" criado nas redes sociais. 

Além disso, queremos tudo pronto e para ontem, não temos paciência de esperar, seguir determinadas regras ou processos, por isso, trocamos tudo por algo mais fácil.

Precisamos lembrar que tudo é construído e resolvido com o tempo, as amizades levam tempo e devem ser regadas constantemente e não descartadas. Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor, para manter contatos pessoais e profissionais. Os melhores resultados vêm com esforço diário, cultivados sob aquilo que se acredita, e levam um longo prazo.


Referência

NEVES, B. Estamos cultivando relações descartáveis? Gama Revista. 2021. Disponível em: <https://gamarevista.uol.com.br/semana/o-que-e-descartavel/relacoes-afetivas-descartaveis/>. Acesso em: 13 jun. 2023.


#pessoas


Comentários