Vamos falar de feedback?

Você sabe o que é feedback? Pois bem, feedback é uma palavra em inglês que significa retorno, comentário. O feedback é uma ferramenta de gestão de pessoas e é utilizada quando o líder ou superior dá um retorno sobre as atividades desempenhadas pelos colaboradores e seus comportamentos.
O objetivo do feedback é dar o retorno necessário ao colaborador para que ocorra melhorias em suas tarefas e/ou comportamentos. Porém, o feedback é visto pelo funcionário como "levar bronca", pois os gestores não possuem o preparo necessário para fazer o bom uso dessa ferramenta e, um feedback mal realizado pode acabar com a carreira profissional de qualquer pessoa.
Imagine uma empresa em que o superior irá realizar o feedback de um colaborador, o mesmo é chamado em uma sala, e lá estão o superior e mais outro funcionário. O superior começa a falar em tom arrogante que o colaborador não executa bem sua função, que todos estão reclamando, chama-o de incompetente e sem profissionalismo, atinge aspectos pessoais como voz e outras características do colaborador e insinua que ele tem problemas e, ainda, que é o problema da empresa, e precisa ser levado em algum lugar para se tratar.
Esse é um exemplo claro de um feedback totalmente incorreto e, muitas vezes verídico, que ocorre por conta de gestores despreparados e causa um grande dano para quem o recebe (colaborador efetivo, estagiário ou jovem/menor aprendiz).
A primeira falha acontece em haver outro funcionário na sala, junto com o superior e o colaborador que irá receber o feedback. A segunda falha é o tom de voz utilizado, o superior nunca poderá falar em tom arrogante, que assuste e que dê a impressão de estar "brigando" com o funcionário, pois é isso que o mesmo irá perceber. A terceira falha é não ser específico no que o colaborador está errando, falando de modo genérico e, ainda, humilhando-o. A quarta falha é atingir características pessoais do funcionário e alegar que ele tem problemas, sendo que nunca se deve falar das características próprias de cada pessoa, pois cada um tem seu modo de ser e, se algo está errado, deveria propor um programa de desenvolvimento, para que o colaborador melhore em algum ponto, exemplo timidez, e alcance as habilidades necessárias à função. Pois, falar que determinadas características pessoais são imperfeitas faz com que o funcionário não se sinta apto a realizar nenhuma tarefa, e o faz pensar que ele é um problema, acabando com sua carreira e sua autoestima.
Por isso, é de extrema importância que o gestor que irá realizar o feedback esteja devidamente preparado. Organize uma sala, deixe o ambiente calmo, devendo estar somente o superior e o colaborador. Deve falar em tom amigável e esclarecer o que deve ser melhorado, exemplo: o funcionário está chegando atrasado, não responde e-mails, está entregando as tarefas com atrasado, entre outros. Deve perguntar por que o colaborador está agindo dessa forma, com determinadas atitudes, se há algo incomodando e propor o que ele deve fazer para corrigir e melhorar. No próximo feedback, será observado quais mudanças ocorreram em relação ao anterior. Também é importante que o colaborador que irá recebê-lo esteja aberto à mudanças.
Outra dica para quem for dar o feedback é planejar, anotar tudo o que precisa ser dito, tudo o que deve ser melhorado e lembre-se: não é porque você está tendo um dia difícil, está estressado com algo que deve "jogar" isso no funcionário, humilhando-o. Não jogue seus problemas no outro. Uma técnica que pode ser usada é a do mais, menos e mais, em que o superior elogia o colaborador por algo, diz o que ele está errando e novamente elogia-o, dizendo que ele tem toda a capacidade para melhorar o que deve, pois as pessoas precisam ser reconhecidas.
Dessa forma, concluímos que o feedback é importante para o desenvolvimento dos funcionários, mas quando utilizado de forma correta. Portanto, quem irá dar ou receber feedback, ou quem já passou por essa experiência é sempre bom analisar o que foi dito, o que realmente importa e o que deve ser deixado de lado.

#feedback   #retorno   #gestaodepessoas

Comentários