Como estou usando o celular?


Hoje o celular se tornou imprescindível a sociedade. Utilizado para estudo, trabalho, edição de vídeos e fotos, grupos de mensagens e diversos aplicativos que facilitam a rotina estão presentes neste dispositivo.

Porém, o uso está se transformando em excessivo e viciante. É fácil identificar, basta olhar ao redor ou prestar atenção a nós próprios; a família reunida fisicamente na sala, mas cada pessoa em um espaço virtual, conectado em seu celular; na espera do ônibus ou em filas, cada um em seu aparelho; e até mesmo em encontros entre casais, cada qual fica no celular, respondendo amigos ou realizando publicações. Muitos não conseguem desconectar mesmo dirigindo, o que leva a graves acidentes.

A vida se tornou uma postagem em stories e o mais importante é o grupo dos amigos virtuais do que as pessoas que estão próximas.

Em pesquisa divulgada pelo site Olhar Digital, em 09/05/2023, o Brasil é um dos países com mais usuários de smartphones, ficando em quinto lugar no ranking. Os primeiros da lista são China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Já em relação ao tempo de uso diário, o Brasil é o líder, segundo o relatório State of Mobile 2022 e publicado pelo site Gizmodo, com média de 5, 4 horas em um ranking de 17 países.

Diante dessas informações é necessário refletir: "Como estou usando o celular?"

  • Estou desconectando para passar um tempo de qualidade com a família e os amigos?
  • Uso o celular durante as refeições?
  • Visualizo e olho as mensagens dirigindo?
  • Prezo mais em fazer publicações nas redes sociais do que realmente viver o presente?
  • Quanto tempo consigo ficar sem o celular?

Desconecte do seu aparelho e curta os momentos reais, deixe um pouco os amigos virtuais e as postagens, foque em que acontece no presente.

E aí, que tal controlar o seu uso de tela diário?

Aplicativos como Flipd, Bem-estar digital, Siempo, Moment, entre outros, podem te ajudar a realizar este controle.


Referências

Brasil é um dos países com mais usuários de smartphones; veja ranking. Olhar Digital. 2023. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2023/05/09/reviews/brasil-e-um-dos-paises-com-mais-usuarios-de-smartphones-veja-ranking/>. Acesso em: 19 mai. 2023.


Brasil é líder no uso de celular, com mais de 5 horas diárias. Gizmodo. 2022. Disponível em: <https://gizmodo.uol.com.br/brasil-e-lider-no-uso-de-celular-com-mais-de-5-horas-diarias/> Acesso em: 20 mai. 2023.


#usodocelular


Comentários