Planejamento estratégico em tempos de Covid-19


Os tempos atuais não estão fáceis, buscamos maneiras de nos reinventar e de viver o novo normal. No ambiente corporativo também é semelhante, mas como planejar novos caminhos em tempos de pandemia?
Primeiramente, o planejamento pode ser realizado nos níveis estratégico, tático e operacional, em longo, médio e curto prazo, respectivamente. Tais planejamentos serão ajustados de acordo com o ambiente e o mercado que a organização atua, podendo ser adotada uma postura de sobrevivência.
Para o enfrentamento da crise, é necessário um plano de curto prazo para que a empresa supere essa dificuldade e, após, o desenvolvimento de um planejamento pós-crise, analisando como a empresa e o ambiente externo se encontram atualmente e como ficará depois de passar a pandemia, observando as tendências do mercado.

O que deve ser feito agora?
  • A criação de um comitê de biossegurança e enfrentamento da crise.
  • As empresas devem verificar como pode ser dado continuidade as suas atividades, observando os decretos e se adequando a eles, como o uso de máscaras, a aquisição de termômetros, tapetes especiais, uso de álcool em gel, distanciamento, entre outros.
  • Analisar quais as tarefas podem ser desenvolvidas em home office.
  • Reduzir as despesas e os custos, como a energia, dar férias coletivas aos funcionários, redução salarial (prevista na legislação atual), entre outros.
  • Encontrar oportunidades na crise e inovar, como o uso da internet, aplicativos e das novas tecnologias digitais.
  • Para aproveitar uma oportunidade de mercado, deve-se analisar se o que foi visualizado é realmente um problema a ser solucionado e qual é o seu impacto na população. Após, é necessário desenvolver uma solução que atenda as necessidades das pessoas e colocá-la no mercado com baixo custo e de forma online.
Depois de analisar o ambiente interno e externo da organização e realizar o planejamento para o enfrentamento da crise e o pós-crise, pode-se traçar estratégias, ou seja, o caminho que a organização irá seguir.

Diante de todos os desafios há setores que estão crescendo na pandemia, como o teletrabalho e, juntamente, a aquisição de mobília, computadores e internet, ou seja, infraestrutura de home office; os pedidos delivery de comidas, remédios e outros produtos; os cursos a distância; aplicativos de serviços bancários, pagamentos/recebimentos; e-commerce (compras pela internet), são alguns dos segmentos em alta e que podem ser a chave para enfrentar a crise. 
As empresas mais tradicionais podem apoiar-se nesses setores e inovar, buscando uma forma diferente de entregar seus produtos e serviços, planejando como será realizado e integrando todos os níveis da organização.


Fonte

<https://g1.globo.com/especial-publicitario/vae/noticia/2020/04/30/na-contramao-da-crise-os-setores-da-economia-que-crescem-na-pandemia.ghtml>. Acesso em: 24 jun. 2020.

#planejamento   #empresas   #vamosjuntos

Comentários