A inteligência artificial fará você perder o emprego?


Muito se comenta que os homens serão substituídos por máquinas, principalmente, em seus empregos. Mas primeiro, o que vem a ser inteligência artificial?

Bem... Vamos lá!
Inteligência artificial é um ramo da Ciência da Computação que busca desenvolver mecanismos (robôs, sistemas, dispositivos) que simulem a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas.
O mecanismo criado obtém informações por meio do cruzamento de banco de dados para resolver situações e tomar decisões dentre as alternativas disponíveis de forma rápida e precisa. A máquina "aprende" conforme inserimos mais informações e damos feedback dos seus resultados apresentados.

Mas a inteligência artificial irá te substituir? Fará você perder o seu emprego?
A inteligência artificial foi desenvolvida para auxiliar o ser humano, ampliar o processamento de dados e fornecer respostas precisas rapidamente.
A princípio, a inteligência artificial não irá substituir os homens como acontecem nos filmes, porém muitas funções poderão deixar de serem feitas por humanos, passando a serem realizadas por máquinas, como o caso de tarefas repetitivas e as que exigem análise de um grande volume de dados.
A inteligência artificial já está sendo utilizada para realizar atendimentos a clientes, por meio de robôs em chats ou em ligações telefônicas, em diversas empresas, tais como bancos, telemarketing e operadoras de telecomunicações. No marketing, a inteligência artificial é utilizada para analisar a preferência dos usuários e oferecer conteúdo relevante, como indicação de filmes, músicas e livros, levando em consideração o gosto do cliente. O uso de assistentes virtuais também vem se popularizando. São softwares que auxiliam os usuários em diversas tarefas e criam lembretes de forma rápida e prática das atividades a serem executadas.
Um outro exemplo de inteligência artificial é o Watson, da IBM. É uma plataforma de inteligência para negócios, que se integra ao fluxo de trabalho da empresa, oferecendo seus serviços, como análise de dados.
Em relação aos empregos, muitas profissões serão automatizadas, como telefonistas, operadores de telemarketing, jornalistas, corretores de imóveis, entre outras áreas que poderão ser afetadas, no caso, Direito e Medicina, pois sempre vemos notícias que robôs com inteligência artificial forneceram resultados mais precisos para determinadas análises  do que os seres humanos.
As pessoas terão que se adequarem ao mercado de trabalho, e a melhor forma é a qualificação, o estudo e o domínio das novas tecnologias. Profissionais que possuem criatividade e empatia não perderão espaço, pois são características que a inteligência artificial e os robôs não possuem, já que são próprias dos seres humanos.

Referências

<https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm>. Acesso em: 13 abr. 2020.

<https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/entenda-a-importancia-da-inteligencia-artificial-100442/>. Acesso em: 13 abr. 2020.

<https://www.echosis.com.br/3-exemplos-que-mostram-que-a-inteligencia-artificial-ja-e-realidade/>. Acesso em: 14 abr. 2020.

<https://www.ibm.com/watson/br-pt/>.  Acesso em: 14 abr. 2020.

<https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2018/12/20/as-profissoes-ameacadas-pelos-avancos-tecnologicos.htm>. Acesso em: 14 abr. 2020.


#inteligenciaartificial  


Comentários