O que te motiva?


O que te motiva? Eis uma reflexão...

A motivação é intrínseca ao ser humano, ou seja, vem de dentro de cada pessoa e possui como intuito a satisfação de uma necessidade. Já a motivação extrínseca consiste em estímulos do ambiente externo que pode incentivar o indivíduo.
Ninguém motiva ninguém e o que motiva uma pessoa pode não motivar outra, pois se trata de algo muito particular e pessoal de cada um. Uma pessoa pode realizar ações, como trabalhar, para conseguir uma casa própria, e outra pode estudar para chegar a determinado cargo da diretoria de uma empresa. Portanto, somente cada um sabe seus objetivos, suas necessidades, o que vem do seu interior e dá força para seguir em frente.

Existe várias teorias motivacionais, uma das mais conhecidas é a Pirâmide das Necessidades de Maslow, que categoriza as necessidades do ser humano e cria uma hierarquia, pois o princípio da motivação é a satisfação das necessidades. 
Na base está as necessidades fisiológicas (alimentação, sono), após, segurança (emprego, família, casa), social (amizade, relacionamentos), estima (reconhecimento, autoestima) e, no topo, realização pessoal (desenvolvimento, talento).

Pirâmide das Necessidades de Maslow

Segundo essa teoria, as necessidades são supridas da base até o topo da pirâmide, visto que na base possui a perspectiva de satisfação das necessidades mais básicas, relacionadas a sobrevivência. Por exemplo, se um indivíduo está com fome (necessidade fisiológica), ele fará o indispensável para suprir essa necessidade e ficar satisfeito. Portanto, a fome torna-se um fator de motivação, satisfazendo-a ele terá outras necessidades. Após, o indivíduo necessitará sentir-se seguro (necessidade de segurança) no emprego, na família. Avançando para o próximo patamar da pirâmide, ele percebe a necessidade de relacionamentos (necessidade social), como amizade, boa comunicação e afeto com a família, pertencimento a uma comunidade. Em seguida, sentirá que precisa de reconhecimento (necessidade de estima) em seu trabalho, na família e nas atividades que desenvolve. E, no topo da pirâmide, tentará satisfazer-se por meio de desenvolvimento pessoal, talento e criatividade (necessidade de realizações pessoais).

Depois de explanar um pouco sobre o assunto, voltamos a pergunta: o que te motiva? Muitas pessoas podem responder que é o dinheiro. Porém, ele é somente um fator, não é um causador imediato de motivação. Indivíduos que trabalham somente por dinheiro e lucro nunca estão felizes e satisfeitos, sempre reclamam de tudo e de todos. Por outro lado, se dinheiro motivasse, muitos profissionais não deixariam o cargo ou a empresa, mesmo ganhando bem, para entrar em outra organização com remuneração menor ou realizar determinado sonho que não se relaciona com dinheiro.
Outros trabalham para serem realizados profissionalmente e conseguir boas oportunidades na vida, tendo o dinheiro como consequência de suas ações.

Cada um sabe dentro de si a força que o move para atingir os objetivos aspirados. Quem não possui metas para alcançar o que almeja, somente faz as coisas por fazer, não tem motivação e não sai da zona de conforto para fazer a diferença e alçar voos maiores.

Pense nisso!

#motivacao   #oquetemotiva

Comentários