Presencial, semipresencial ou educação a distância?


Presencial, semipresencial ou educação a distância? Eis a questão! 
Se você pensa em fazer uma faculdade e não sabe qual modalidade de ensino escolher, ou ainda está em dúvida, segue algumas características e diferenças das modalidades:
  • Presencial: Na modalidade de ensino presencial, você vai todos os dias para a universidade/faculdade e estuda com o professor em sala de aula, que transmite conteúdos, atividades e responde dúvidas. Você também pode participar de todos os eventos que o curso e a universidade/faculdade realizam. Dependendo do curso e se a universidade é pública ou particular, os turnos de estudo variam entre manhã, tarde e noite, além de alguns cursos serem de forma integral. Essa modalidade possui maior prestígio no mercado de trabalho, porém possui um custo de investimento maior em relação as outras modalidades.

  • Semipresencial: Na modalidade de ensino semipresencial, você estuda de forma flexível, isto é, cerca de duas vezes na semana há encontros presenciais na universidade, sendo que nesses encontros é visto o conteúdo estudado na semana e os tutores aplicam atividades e trabalhos valendo nota, o que permite uma maior compreensão do conteúdo estudado. Nos outros dias os vídeos, os slides, as atividades e os materiais de apoio ficam disponíveis em um ambiente virtual, geralmente no site da universidade, para que o aluno possa acessar e estudar de onde estiver. Também é possível o aluno participar dos eventos, como palestras, jornadas acadêmicas, projetos e outros, que são realizados pelo curso e pela universidade. Essa modalidade de ensino é indicada para quem precisa de flexibilidade ao estudar, mas sem deixar de ir à universidade. Os cursos presentes nessa modalidade possuem um custo menor em relação ao presencial.

  • Educação a Distância (EAD): Na modalidade de ensino a distância, há uma grande variedade de cursos ofertados e você estuda de forma totalmente online, com aulas ao vivo, vídeos, textos, atividades e materiais de apoio, além de ter o auxílio de um tutor para responder as dúvidas. Essa modalidade é indicada para quem não tem tempo para ir à universidade e precisa de flexibilidade total ao estudar, podendo acessar os conteúdos de onde estiver. No entanto, é preciso ir à universidade uma vez no mês realizar a avaliação presencial da disciplina estudada. Essa modalidade requer um maior autocontrole do aluno, pois a construção do conhecimento depende dele. Em relação as outras modalidade de ensino, essa é a que possui um custo menor de investimento.
Agora depende de você escolher qual modalidade de ensino melhor atende suas necessidades, lembrando que certas características, como a quantidade de aulas presenciais, variam de uma universidade para outra, de acordo com suas metodologias de ensino.

Se houver dúvidas, podem ser deixadas nos comentários!

#modalidadesdeensino   #presencial   #semipresencial   #ead

Comentários