Matriz Swot aplicada à sua empresa e à sua vida


Na vida pessoal, profissional e dentro de uma empresa é necessário planejamento. O planejamento estratégico é crucial para tomar decisões certeiras. E uma importante ferramenta para isso é a Matriz/Análise Swot, cujo as siglas em inglês correspondem a strengths, weaknesses, opportunities e threats, e significam respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É também chamada  de Matriz FOFA, com relação as siglas em português.
Essa matriz identifica os pontos fortes e fracos dentro de uma organização e as oportunidades e ameaças que a mesma está exposta. A matriz proporciona uma análise do ambiente interno da empresa, que são os pontos fortes e fracos, e que podem ser mudados, desenvolvidos ou corrigidos; e a análise do ambiente externo em que a empresa se situa, que são as oportunidades, que devem ser aproveitadas e as ameaças, que devem ser evitadas e tratadas com cuidado.
Exemplo de Matriz Swot aplicada ao planejamento estratégico de uma empresa:


Porém, é possível aplicar a Matriz Swot à sua vida pessoal e profissional, identificando os pontos que podem ser desenvolvidos, os que devem ser melhorados e as oportunidades e ameças do ambiente que te rodeiam.
Exemplo de Matriz Swot aplicada a vida de uma pessoa:

Depois dos exemplos, que tal aproveitar para fazer a sua Matriz Swot? Fica a dica!

Referência

http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

#planejamento   #forcas   #fraquezas   #oportunidades   #ameacas


Comentários