Comunicação e produtividade nas organizações

Uma visão da influência da comunicação interna na produtividade das empresas

Atualmente, com os avanços tecnológicos e a globalização, torna-se indispensável que as organizações tenham competitividade para continuarem no mercado. Para isso, um dos pontos que deve ser visto é a produtividade da empresa e como o processo de comunicação interna interfere, pois é um fator que faz a organização gerar bons resultados ou não.
A comunicação é uma das necessidades básicas, pois é um processo de interação social que consiste em transmitir informações através de um meio, com a participação de duas ou mais pessoas. O objetivo da comunicação é tornar as mensagens transmitidas e recebidas comuns, gerando total entendimento para todos os envolvidos nesse processo.
Já a comunicação interna nas organizações tem como finalidade disseminar as informações para o seu público interno, ou seja, os funcionários, por meio de comunicados, e-mails, jornais internos, entre outros.
Enquanto que a produtividade é a medida de eficiência econômica de uma empresa. É a relação entre a produção (bens e serviços) e os fatores produtivos (matérias-primas, trabalho humano), cujo o último deve ser otimizado, gerando uma maior eficiência no processo para maximizar a produção.
Mas, qual é a relação entre a comunicação e a produtividade? Pois bem, para se obter um processo de produção eficiente é necessário uma boa comunicação, que supra todas as necessidades dos funcionários em relação as suas tarefas e também de forma que os incentive a realizar um bom trabalho e alcançar os objetivos organizacionais com eficácia.
Uma comunicação interna com falhas leva ao retrabalho, pois o colaborador não recebeu a informação corretamente, com clareza e, assim, não realizou sua tarefa adequadamente. Essa situação gera mais custos para a empresa, já que terá que refazer a atividade, demanda mais recursos, perca de tempo e de produtividade, além de diminuir a satisfação do colaborador, pois a comunicação é uma interação social e pode agir como incentivo para uma boa realização do trabalho. Sendo que, também precisamos nos comunicar para viver e sentirmos bem.
À medida que aumenta o quadro de insatisfação na organização, causada pela falha na comunicação, ocorre a rotatividade de pessoal e, consequentemente, queda na produtividade. A rotatividade de pessoal consiste na entrada e saída de colaboradores, sendo que essa situação reflete na produtividade da empresa, pois gera custos de recrutamento e seleção, treinamento e, além disso, os novos colaboradores ainda não estarão prontos para aumentar a produção com qualidade.
Dessa forma, é importante concluirmos que um bom processo de comunicação interna gera bons resultados, através da realização correta das atividades, das tomadas de decisões e age como um incentivo para aumentar a satisfação dos colaboradores com a empresa e os motiva para alcançar as metas. Essa melhoria do processo de comunicação nas organizações deve ter início na diretoria e ser disseminada pelas lideranças, contando com estudos e análises sobre essa situação na empresa, além da possível implantação de programas para desenvolver as relações interpessoais no ambiente organizacional.

Leia mais sobre o assunto em: <https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/6978>


#comunicacao   #produtividade   #qualidade   #resultados   #satisfacao

Comentários

  1. Parabéns pelo blog! Desejo que ele tenha vida longa e muito fértil, que a presenteie com bos frutos e muitos leitores e seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acessar meu blog. E muito obrigada pela ajuda para construí-lo.

      Excluir

Postar um comentário